sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pensando em Nada.

Se autoconhecimento é o caminho, posso dizer com segurança, to na pista. Inventar "auto perguntas" é um habito que me acompanha há muito tempo. Não posso dizer que é bom ou ruim. É um habito que poderia passar despercebido, não fosse a urgência que tenho em responder essas perguntas.

Às vezes, imagino como deve ser difícil a vida dos monges que buscam a paz de espírito, que buscam esvaziar a cabeça de todo pensamento, a fim de encontrar a paz absoluta. Não pensar em nada, é uma falácia da qual faço uso, sem acreditar. Todas as vezes que alguém pergunta o que eu to pensando, e eu digo: "Em nada". Minto. Descaradamente, minto. Provavelmente eu esteja pensando em coisas tão absurdas que, uma explicação seria complicada demais pro momento. Acredito só na força de expressão por trás da frase, não na consciência do seu significado.

Há alguns assuntos, que ocupam muito desse espaço que apelidei de "pensar em nada". Um deles vem se arrastando no hall das coisas que me incomodam. Um assunto que fica todo laureado num altar sacro, que segue intocável no templo dos assuntos que me perseguem. Porque pelos motivos óbvios, e talvez só óbvios para mim, não posso me dar ao luxo de estender na mesa da sala, e remontar como quebra cabeça. Infelizmente, é algo que vem me tirando mais que o sono.

Paciência é a ferramenta ideal pra trabalhar tudo isso. Mas pra ter paciência, às vezes é preciso de um pouco de paz. Paz que se consegue talvez, pensando em nada. Pensar demais é um veneno, já me disseram. Mas já me disseram também que mente vazia é oficina do diabo. Que será que o diabo faz em sua oficina..? E quem diabos complicou tanto a cabeça dos humanos..???

Um comentário:

  1. chega um momento que já não é mais possível ler oque vc escreve e conseguir deduzir algo, tudo fica no campo das idéias, das formulações, mas oque resta é um puta texto. sinto necessidade de algo além de blogs e textos, hje queria uma conversa ctgo...

    ResponderExcluir