segunda-feira, 9 de maio de 2011

Yin-Yang e as Viagens de Heráclito

Não acredito que o homem pisou na lua. Simples assim. Não que eu seja um desses adoradores das teorias da conspiração. Só acho que foi uma conquista muito eloqüente pra quem só vinha levando porrada durante toda guerra fria. É como acreditar que um time de futebol, vire um jogo que tá 4x0, nos últimos minutos da partida. Não é impossível, mas, tá quase lá. No mais, os "broders" do hemisfério norte, historicamente tem uma queda por mentirinhas aqui e ali.

Mas eu odeio gastar meu tempo, reescrevendo o que já foi escrito. E tudo isso já foi dito.

Se pudesse dizer algo hoje, diria que tenho dois espíritos. E caso eu acreditasse nisso, de espíritos, eu possivelmente estaria certo na primeira formulação. Dizem que gêmeos tem essa ligação, de ser "dois corpos pra um mesmo espirito". Eu seria a miraculosa versão oposta, os dois espíritos no mesmo corpo cansado. Mas eu repito, já entrando numa cisma de mal humor. Não acredito em espíritos

Também não acredito em deus, e sei, que caminho perigoso esse. Sem falar da briga que se compra em dizer uma coisa assim, mas principalmente porque uma blasfêmia dessa me levaria de certo para o inferno. Mas, tambem nao acredito em inferno.

Não tem como fugir, então, vou reescrever o que já foi dito. (já no auge do mal humor).

E vou citar denovo o camarada Heráclito, "Para almas é morte tornar-se água, e para água é morte tornar-se terra, e de terra nasce água, e de água alma." Nesse pensamento, ele acreditava que deus não era uma criatura, e sim, os opostos, dia e noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome. E nisso, explicava um pouco disso que a gente caracteriza como onipotencia ou imortalidade. Pensei nisso quando olhava a capa de um disco antigo, com o desenho de um yin-yang. Os opostos que se atraem, diz o ditado. Sei lá, prefiro imaginar os opostos que sobre hipotese alguma se misturam, mas que criam uma essencia especial quando afrontados. Eu sei que é lugar comum tudo isso, essa parada do preto ser a ausencia total de luz, e o branco ser a mistura de todas as cores. Quase uma resoluçao definitiva pra definir o bem e o mal.

Mas, se eu tivesse enganado, e então o que digo passaria a ser uma blasfemia fatal que me levaria pro inferno. Certamente lá, encontraria mais conhecidos do que no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário