terça-feira, 20 de setembro de 2011

Só Migalhas de Um Grande Pensamento

Se as pessoas se comunicassem sem verbalizar, só com a sutil intenção de pensar e compartilhar estes pensamentos, as coisas todas como conhecemos, seriam diferentes. Não sei se melhor ou pior, mas com certeza diferentes. Não haveriam mentiras ou mal entendidos. Nenhum sim soaria como não e nenhum sorriso amigo poderia ser disfarçado. Melancolia alguma se esconderia atrás de gestos e conversa alegre. Cada criatura seria exatamente aquilo que pensa, e de nada adiantaria um novo sapato ou uma marca da moda estampada na camisa, pois nada, absolutamente nada disfarçaria o mais simples pensamento.

Pensar parece coisa simples às vezes. Mas há quem nunca tenha tentado de verdade. Não falo desse pensamento cotidiano, de entrar na padaria e ter de pensar pra escolher se o pão será Frances ou italiano. Falo dessa arte silenciosa de edificar sem matéria alguma, os mais absurdos planos. De construir sem nada palpável, castelos suntuosos de pura insanidade. Pensar... Essa coisa que alguns chamam divagar, ou ser criativo, se questionar ou questionar o mundo. A ferramenta que coloca o homem sempre um passo atrás de sua vontade, tornando assim inevitável, o passo adiante.

Então, se nada dessa comunicação ruidosa que fazemos cantando sons de palavras que muitas vezes não dizem nada. Se nada disso fosse preciso pra que uma criatura entenda exatamente o que se passa com a outra. Assim como funciona nisso que alguns chamam de telepatia, onde basta um pensamento direcionado e feito, lá esta o pensamento pulando de uma cabeça para outra. Pensamentos teriam então pernas longas para pular muito alem do que o mais perfeccionista de todos os piolhos, de cabeça em cabeça as conversas seriam assim sutis, pois não haveria motivos pra gritar, mesmo durante a mais ferrenha briga. E nem mesmo haveria motivos pra calar, pois calado esta, naquele ínfimo e quase eterno instante que precede o choro, ou o beijo.

Pensar seria então tarefa pra lá de simples, assim como escovar os dentes. E a falta desse habito, assim como o de escovar os dentes, seria percebido como falta grave. Da higiene os dentes, da falta de pensar veríamos então mentes apodrecidas e atrofiadas.

Percebam a gravidade... Isso nos livraria pra sempre dessa maldita pergunta que vem sempre escaldante justamente quando não queremos nem na mínima intenção, falar coisa alguma. Pois o silencio é o vinho que melhor harmoniza com mais silencio. E ainda assim, Perguntam sedentos, "Em que estamos pensando?"

Não posso me contentar então, em imaginar que esse devaneio de meia tarde chegue até você que esta lendo nesse exato momento, sem ser o faminto da vez e dizer, o que você esta pensando..??? E não há telepatia no mundo que de conta de fazer com cada um destes pensamentos cheguem até mim. Em todo caso, o silencio de agora é quebrado sutilmente pelo som dos dedos batendo leve no teclado, pra que meus pensamentos verbalizados e convertidos aqui nestes símbolos que chamamos de letras, ultrapassem a barreira da minha caixa craniana, a fim de ganhar vida e ir alem.

Escrevi aqui, em mais de 500 palavras, algo que não se parece exatamente com aquilo que eu havia pensando. Pois o trabalho de procurar a palavra certa que encaixe na frase perfeita, faz com que o pensamento se desfaça em migalhas de um texto que, talvez nenhum de nós entenda de verdade. Pois migalhas de um grande pensamento, nunca serão um pensamento de fato.

Um comentário:

  1. Já pensei nessa possibilidade qnd, em um dado momento, nao consegui traduzir em palavras algo muito importante. Um sentimento. Na verdade 2. Queria q a pessoa conseguisse ler meus pensamentos, pra saber como eu me sentia, pra saber como era sincero. Hj parto do principio de q nao adianta querer o impossível. Tenho q fazendo meu melhor, e o melhor q
    tenho a fazer eh ser sincera. Sincera comigo e com os outros. Nao negar, nao esconder, nao mentir. Nao em um nível absoluto, pq isso tb seria impossível. Em um nível humano e compatível comigo, tento ser o mais sincera comigo e, principalmente, com quem quero bem.

    ResponderExcluir