segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Qual O Sabor Da Liberdade.???

Se há uma prisão, há de existir um jeito de fugir. Se nos puseram algemas, há de se procurar as chaves. A liberdade é sonho eterno da humanidade e a ilusão é o que nos garante suportar as lacunas. Mas não há pior algema, que aquelas que vendam nossos olhos, que calam nosso grito.

Dizem eles, que nascemos homens livres. Negros; Brancos; Pardos. Somos todos iguais e, livres. Mesmo que nós não saibamos ao certo o que fazer com essa liberdade e que sejamos uns mais iguais que os outros,(como diria Orwell). O mercado, este que abomina o tal monopólio, diz que somos livres pra escolher. O que.? A cor da embalagem talvez. Talvez livres pra escolher qual câncer ira nos pegar, se nos pulmões ou nos rins. Livres pra escolher e seguir uma religião, garantem. Mesmo que a escolha nos leve a fé cega ou a morte pela intolerância. Livres pra professar nossa fé custe o que custar. Ainda que isso custe cada vez mais caro. Sem mencionar o fato de que escolher religião nenhuma, te coloca inevitavelmente na primeira classe do trem rumo ao inferno. Vamos nessa então, ver qual é a do inferno... Afinal, somos livres até pelo tal livre arbítrio, ainda que o pecado esteja sempre em nosso pé.

Gritamos o tempo todo, como se tivéssemos absoluta certeza da liberdade que temos, sem perceber que nós mesmos nos escravizamos, seja por relógios ou por politicagens. Nos escravizamos pelas propagandas de TV e pelo sistema monetário que nós faz trabalhar mais e mais, para alimentar nossa necessidade de comprar mais e mais. E num circulo vicioso, corremos feito hamsters girando as engrenagens de um mundo "livre".

A sociedade repreende e instiga a seguir normas e regras. Limita nossa capacidade de produzir e de expressar qualquer devaneio que fuja do padrão, e chamam isso gloriosamente de LIBERDADE. Aqui nesta terra que chamamos de pátria, democracia é palavra que da orgulho, enchemos a boca pra falar dela como uma conquista infinitamente honrosa. Ahhhh democracia, bela e justa. Ela que nos torna livre pra escolher, mesmo que nos obrigue a votar, que nos OBRIGUE a escolher. A mesma democracia que não nos permite dizer NÃO. Não nos permite dizer NÃO para todos os candidatos disponíveis, pois você é OBRIGADO escolhe entre A ou B. Caso vote nulo ou branco, o voto é excluído da decisão, no final da contagem são tidos como votos inválidos. E só os votos validos escolhem candidatos. Em resumo, você é absolutamente livre pra dizer SIM ou... SIM..!!!

Que linda palavra esta, Liberdade. Assim mesmo com letra maiúscula pra ficar ainda mais envaidecida. Até escreveria ela com letras douradas se o editor de texto me permitisse. Pena que essa linda palavra seja apenas mais um engodo, a piada pronta, tão solene e tão sem graça. Assim como aqueles bolos de padaria, que são bonitos e apetitosos quando vistos pela vitrine, mas que depois que desembolsamos uma grana pra levar um misero pedacinho, descobrimos que não tem gosto nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário