segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Apolítico Apocalíptico – Derrapando na curva do mundo

Ta ai uma coisa que o pessoal gosta de discutir... Política. E é divertido até, porque assim como nas discussões de futebol, quase sempre os argumentos são incoerentes e absolutamente passionais. Há alguns dias entrei em um site pra ler as noticias do futebol e esbarrei com comentários políticos absolutamente fora do contexto. Criticas a esse ou aquele partido político, parecia a disputa de um Gre-Nal e a paixão cega falava mais alto.

Um disse que o PT era o que havia de mais podre na política, do outro lado, retrucaram dizendo que o problema era os tucanos. Outro disse que ambos eram vendidos, que quem prestava mesmo era o pessoal do PSOL. Não sei, mas se colocássemos todo mundo trancado numa sala, com uma faca na mão, não sairia ninguém vivo.

Eu até gosto de discutir, gosto mesmo de um bom embate. Mas pra esse GRE-NAL partidário não tenho saco, fico de fora. Há alguns anos voto em branco porque me nego a participar da maldita escolha obrigatória pelo menos pior. Mesmo que digam que é irresponsável da minha parte, me negar a escolher. Prefiro fazer uma campanha fiel ao voto em branco, pois tenho esperança que no dia em que a maioria das pessoas negarem a participar dessa palhaçada, algo mudará. Mas enfim, o que pensei enquanto acompanhava aquela acalorada discussão, foi que precisava voltar às noticias esportivas, e guardar minhas divagações pra outra ocasião.

Talvez essa ocasião...

Não são os partidos políticos que são podres, como afirmavam os exaltados. Podre é o sistema político em que vivemos. Esse sistema que menospreza o caráter e subjuga a capacidade intelectual das pessoas. Que insiste no método da repetição, transformando qualquer mentira em verdade.

Doente sociedade essa, em que somos representados por pessoas que pouco sabem sobre como é de fato a vida da maioria do povo. Porque assim como alguns rockstar vivem em um universo glamoroso, turnê, estúdio, festas, sexodrogasrocknroll, e acabam perdendo a noção de realidade. Esses caras engravatados que representam a honrada democracia (demo=povo/kracia=governo), não sabem como é viver com salário mínimo e com carga horária de 44 horas semanais. Eles não sabem o que é pegar ônibus lotado e bater ponto, porque nós pagamos seus astronômicos salários, e ainda damos o direito de que aumentem o seus salários quando bem entenderem.

"Aos amigos os favores da lei e aos inimigos os rigores da lei".

Acredite, essa frase é de um ex senador. Sim, senador de carreira, desses que passa a vida toda pulando de um cargo pro outro. Hora Deputado federal, hora Senador, vez ou outra governador ou vice. Esse é o pensamento geral dos homens que governam o pais. Eles tem o poder nas mãos, eles viajam as nossas custas e cuidam das gordas verbas geradas com o imposto que pagamos. E pra fechar com chave de ouro, se auto proclamaram intocáveis, quando inventaram a Imunidade Parlamentar. Com a garantia de que em caso de serem julgados, o juiz seja um dos seus e caiba nos seus bolsos.

Mas a culpa disso tudo não é deles, em absoluto, há uma vaga e alguém vai ocupá-la, seja quem for. A culpa é minha e tua, a culpa é toda nossa por se deixar representar sem nenhum critério. Se deixar representar por qualquer zé mané que tenha um bom discurso, ou que nos de uma dentadura ou um copo de pinga.

Esperamos mudanças, esperamos que algo aconteça. E só, esperamos sentados, gozando com o pau dos outros nas novelas da TV. Não conseguimos ser honestos com nosso vizinho e esperamos que sejam com a gente. A ocasião não faz o ladrão, assim como o uso de força bruta não faz um revolucionário. O ladrão não espera a oportunidade, ele inventa uma sempre que necessário. O revolucionário antes de usar a força precisa se esforçar pra ser uma pessoa melhor. O verdadeiro revolucionário é forjado em aço, com uma pesada marreta de CRITERIOS batendo forte sobre uma solida bigorna de CARATER.

Mas esperar é a regra da nossa sociedade doente. Nós vivemos numa constante espera por dias melhores. Sabemos que a sociedade é doente e de olhos fechados seguimos as suas regras. Somos então o vírus, as bactérias nocivas da nossa sociedade. Vemos a doença, ela esta por toda parte. Queremos a cura a todo custo, mas esperamos que a cura venha primeiro do vizinho, e o vizinho espera do outro vizinho, que espera do outro, que ainda não sabe de nada e espera a novela começar, ou vai discutir sobre política nas paginas de esporte.

E você, ta esperando o que..?

2 comentários:

  1. O problema é que o povo que ta ganhando
    bolsa escola, vale gás, bolsa família etc, sem prescisar ao menos trabalhar não vai querer levantar do sofá e fazer uma revolução. Ta todo mundo muito acomodado aqui no Brasil. Se fosse como na Líbia nossos governantes estariam nesse momento da mesma forma que o Kadafi.

    ResponderExcluir
  2. O voto em branco: ensaio sobre uma quase revolução.

    ResponderExcluir