terça-feira, 19 de abril de 2011

"No meu tempo, não era assim"

Ta certo, eu posso nem ser tão velho assim. Mas há algumas coisas que mudaram muito de uns tempos pra cá. E me invisto do direito absoluto de abusar do clichê. "No meu tempo, não era assim".

No meu tempo, cabelo moicano era coisa de índio, ou de punk. Hoje em dia, virou coisa de pagodeiro e jogador de futebol. (que é quase a mesma coisa).
No meu tempo, já tinha muito viado no rock n roll, mas pelo menos eles usavam umas roupas pretas e faziam cara de mal. Hoje em dia o arco-íris tomou conta de tudo. Mas o grande diferencial é que os viados de antigamente, tinham muito talento.
No meu tempo, tatuagem era um símbolo transgressor. Vindo ainda com aquele estigma de ser coisa de presidiário, motoqueiro ou marinheiro. Era definitivo, era o peso da contra cultura. Hoje em dia, é mais do mesmo em qualquer lugar, é uma luz de neon gritando o narcisismo das pessoas.

Mas acho que, o que mais mudou, não foram as formas com as quais as pessoas encaram hoje, as coisas de antes. O que mudou definitivamente foram os padrões de desejo. [Que diria Lacan sobre isso?] Talvez seja a globalização, que nos coloque tão perto de tudo, tão conectado mundialmente, a ponto de esquecer a célula. A gente consegue ver o futuro, sentir o futuro e isso é tão comum e tão banal, que planejar o próximo passo é uma bobagem, algo absolutamente mecânico.
Só de pensar em dizer que isso é culpa do capitalismo, já vejo meia dúzia de dedos apontados me dizendo, que o comunismo também mudou. Sim, eu sei, o comunismo é só um velho moribundo usando fraldas geriátricas. Mas, eu ainda não tenho respostas melhores pra tudo isso.

Ta certo, eu nem sou tão velho assim, mas francamente, já não tenho idade pra acreditar em assombração e mal agouro. Muito menos em politica e religião. Meu medo é que to chegando numa idade, de já não acreditar que as pessoas possam mudar pra melhor. Porque pra pior todo santo ajuda.

Um comentário:

  1. E o que me deixa puto é saber que tudo isso é verdade, bando de sem culturas que vem acabando com o rock n' roll de verdade. Muito bom o blog cara vamos fazer nossa parte que sabe a gnt ajuda acabar com isso...

    ResponderExcluir