sexta-feira, 29 de abril de 2011

História Inédita Empoeirada.

É só um pensamento desses que nascem durante o banho, sem começo nem fim.


Encontrar alguém, que não se vê há muito tempo é certamente um exercício de "desempoeirar" velhas histórias. Não é incomum a memória falhar ao armazenar informações nesse imenso banco de dados orgânico. E esse processo de tirar do fundo da gaveta algumas memórias, pode ser um prato quente e saboroso numa noite de inverno, ou pode ser um uma dolorosa visita ao dentista de mãos tremulas.

O que às vezes me surpreende, nessa dinâmica aventura, é como algumas coisas que visivelmente eram tão solidas, mudam abruptamente. Como se a erosão do vento fosse acelerada à velocidade da luz, e moldasse a firme rocha em poucas horas. Isso me faz duvidar um pouco de tudo que leva o adjetivo de eterno. Eterno ou efêmero, é apenas uma questão de ponto de vista.

Heráclito foi um filósofo grego. Segundo ele, "Um homem não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”. Fato, já que hora o rio não será o mesmo, e o homem terá mudado. Essa teoria serve pra explicar o que a gente ta cansado de saber, mas às vezes esquece. O tempo é imutável. O passado é a Monalisa na parede do Louvre. Você pode ver de longe, mas não pode fazer mais do que isso.

Desse devaneio, não chego a lugar algum. Talvez uma faísca de certeza, que as pessoas vivem em constante transformação. Sem julgamentos, apenas transformações, sem melhor ou pior. O ambiente muda também, mas isso é reflexo das mudanças individuais. Ainda devaneando, o tempo metaforicamente visto como individuo. O passado é imutável, e o futuro não existe. É só uma expectativa. E o presente, um lapso de tempo entre o passado e o futuro, tão ínfimo que nem deve ser levado em consideração.

Heráclito estava certo, eu já não sou o mesmo de quando comecei a escrever esse texto. Nem sei se concordo com tudo que escrevi. Enfim, devaneio sem pé nem cabeça.

Um comentário:

  1. Acho que estou começando a gostar do novo blog. Se eu tivesse fechado os olhos depois de ter lido o texto, me viria a imagem de eu e vc conversando sobre isso com uma cerveja na mão em qualquer noite ou tarde destas.

    ResponderExcluir