segunda-feira, 5 de março de 2012

Comparando Gerações

Vou começar de um jeito bem direto: Tenho 30 anos e tenho barba. Sim, simples assim. Particularmente, posso dizer que a barba faz parte da minha personalidade. Não uso barba de acordo com as correntes da moda, e sim, porque eu gosto de ter barba.

Precoce, já tinha fortes indícios de barba com 16 anos, talvez o que tenha me privilegiado a nunca ter que mostrar carteira de identidade pra entrar em lugares proibidos para menores. Com 19 anos já tinha uma barba fechada que me dava uma cara de pelo menos 25, o que era bem legal numa idade que eu queria ser levado a sério. De uma forma geral, desde essa idade, nunca passei períodos muito longos de cara limpa.

Onde isso influenciava.? Certamente em tudo. Com exceção do período em que trabalhei com pessoas culturalmente abertas. Normalmente o cara de barba feita e camisa, ganhava mais que o cara barbudo de camiseta.

Nessa época havia outra coisa que pegava bastante; As gurias não gostavam de caras barbudos. E isso aliado a minha natural falta de aptidões físicas, sempre me deixou em desvantagem nas conquistas amorosas. E eis o ponto em que quero chegar com esse papinho bobo de barba...

Hoje em dia as gurias reclamam muito da falta de, digamos, masculinidade dos caras. Na real, reclamam dizendo que os homens de hoje são uns frescos. Não discordo. Um cara de 20 anos é uma moça perto de um ogro de 30 como eu. Mas a parada que ninguém fala é que a culpa disso, é justamente das mulheres da minha geração.

Quando eu era um moleque barbudo e cabeludo louco pra pegar uma menininha, o estilo que hoje é idolatrado; Jeans rasgado, all star sujo, cabelo e barba descuidados, era completamente absurdo. Os caras que se davam bem com as gurias, eram os que usavam roupinhas alinhadas, com tênis bonitinho e andavam barbeados e com gelzinho no cabelo. Os caras que passavam cremes nas mãos e passavam base nas unhas. Ironicamente, esses caras que nós ogros chamávamos de viadinhos, eram os caras que pegavam todas as gurias.

Penso nisso toda vez que vejo as gurias de hoje pagando um pau enorme pra caras com barba. Pois há pouco tempo, o que elas queriam era exatamente o oposto disso. Pra esses caras que deram origem à expressão "mauricinho". E eram justamente os mauricinhos que escolhiam a dedo as gurias que queriam ou não.

Mas as leis de dois caras que nunca falha, Darwin e Murphy. Então os projetos de viadinho de antes "evoluiram". E por conta das infalíveis leis de Murphy, transformam-se nessa geração de donzelas. Que se emplumam feito pavões, se adjetivando como metrossexuais.

Então, gurias, a próxima vez que o namoradinho de vocês pedir alface ao invés de bacon. Um drink de kiwi, ao invés de cerveja. A próxima vez que eles pedirem pra que vocês passem base nas suas unhas, ou que eles demorem tanto quanto vocês pra se preparar pra sair (Mulher tem todo direito de demorar). Entendam que a culpa não é do seu namoradinho bonequinha de louça, a culpa disso é daquela sua tia trintona, que por um capricho criou esse monstro vaidoso. Enquanto isso, o velhote aqui, segue economizando uma grana com essas frescuras e lamina de barbear, e curtindo uma tardia massagem no ego, pelas gurias que curtem a essa barba de Neandertal.

2 comentários:

  1. Mas vc é mesmo um homofóbico! tsc tsc tsc asuidhaiduhaidhaidhaidhaidus

    ResponderExcluir
  2. Já sei a quem culpar por meu irmão fazer depilação no peito com cera e por pintar as unhas de base. Sei tb a quem agradecer por me dar beijos barbados de boa-noite qnd eu ainda era só uma garotinha.

    ResponderExcluir