terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

My Blue Suede Shoes ou Quase Isso.!

As pessoas riem do meu sapato azul de cadarço branco. Eu não ligo. Eu já usava esse sapato azul de cadarço branco muito antes de ter um sapato azul, de cadarço branco. É um pouco irônico, pois tem gente que acha super cool se ao invés do meu sapato, eu usar um all star azul. Tem até música que fala disso, e o moderno da vez é ser old school. Vintage, dizem eles. Bobagem...

Até uso o tal all star azul, porque é coisa da minha infância. Lá naquela época - e sempre soa tão medieval - O all star era o tênis barato que a galera podia usar. Essas babaquices de tênis importado não existia. O melhor tênis do mercado era um Rainha Sistem com amortecedor e com uma paradinha que girava, ao invés do cadarço. E custava pelo menos uns 10 pares de all star. Acho que em toda minha vida, só vi um desses. Era mais ou menos a Ferrari dos tênis, hoje ultrapassado. Ou vintage.

Não gosto de rótulos, e se dizem q sou old school porque bebo cerveja ao invés de uísque com energético, até entendo. Talvez porque em tempos de bue-ray eu penso com ganas em um super tocador de vinil. Mas vinil também voltou a moda, o tal vintage de novo, de novo os rótulos...

No show do Ringo, no ano passado, havia uma multidão de adolescentes. Contraste interessante com os senhores de cabelos brancos. Eu não era de turma nenhuma, de all star azul e ensaiando uns fios brancos na barba. Fiquei de olho num trio que sentou na minha frente. Eram vintage dos pés a cabeça. Embalados e rotulados. Pena não conhecerem absolutamente nada de Beatles. Sei lá, deduzo que ter ido ao show do velhote Ringo Starr seja uma credencial bem bacana na tribo deles. Sei lá que tribo, se é vintage, old school ou só da moda mesmo.

É engraçado como as pessoas se ofendem com julgamentos e rótulos. Mas quase nunca percebem que são elas mesmas que se colocam em situações de julgamento. E são elas que vivem buscando incessantemente um rotulo que as coloque em algum lugar distinto nos grupos sociais. Os rotulados se agrupam, e seguem nessa briga por ter o "rotulo" mais bonito.

Quando eu era moleque e jogava basquete, os caras usavam camisetas do Bulls e do Lakers. Eu usava uma camiseta do Guns n´Roses que tinha o numero pintado com Spray. O mesmo spray de tinta azul que usei pra pintar um tênis velho. Meu primeiro sapato azul de cadarço branco. Aquilo sim era motivo pra que rissem de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário